quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Entendendo a Biodiversidade

     aranha

      O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos que fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.

A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas, e fonte de imenso potencial de uso econômico. A biodiversidade é a base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais e, também, a base para a estratégica indústria da biotecnologia. As funções ecológicas desempenhadas pela biodiversidade são ainda pouco compreendidas, muito embora considere-se que ela seja responsável pelos processos naturais e produtos fornecidos pelos ecossistemas e espécies que sustentam outras formas de vida e modificam a biosfera, tornando-a apropriada e segura para a vida. A diversidade biológica possui, além de seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. Com tamanha importância, é preciso evitar a perda da biodiversidade.

Os principais processos responsáveis pela perda da biodiversidade são:
- Perda e fragmentação dos habitats;
- Introdução de espécies e doenças exóticas;
- Exploração excessiva de espécies de plantas e animais;
- Uso de híbridos e monoculturas na agroindústria e nos programas de reflorestamento;
- Contaminação do solo, água, e atmosfera por poluentes;
- Mudanças climáticas.

As inter-relações das causas de perda de biodiversidade com a mudança do clima e o funcionamento dos ecossistemas apenas agora começam a ser vislumbradas.

Três razões principais justificam a preocupação com a conservação da diversidade biológica. Primeiro porque se acredita que a diversidade biológica seja uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. Segundo porque se acredita que a diversidade biológica representa um imenso potencial de uso econômico, em especial pela biotecnologia. Terceiro porque se acredita que a diversidade biológica esteja se deteriorando, inclusive com aumento da taxa de extinção de espécies, devido ao impacto das atividades antrópicas.

PRESERVE, CUIDE, A NATUREZA AGRADECE!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

TIGRE D'ÁGUA (Trachemys dorbignyi)

Características: Quelônio que atinge 40 cm de casco, com coloração rajada de verde, preto e amarelo
Habitat: Pântanos, banhados, lagos, riachos e rios.
Ocorrência: Sul do Brasil, Argentina e Paraguai.
Hábitos: Diurnos, aquáticos
Alimentação: Peixes, insetos e algumas plantas aquáticas.
Reprodução: Desova entre 1 e 18 ovos por postura, que eclodem após 60 a 120 dias de incubação
Ameaças: Caça para o tráfico de animais silvestres e destruição do habitat.


tigre dagua

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Saiba mais sobre o Teju, Teiú ou Tiú

TEIU (Tupinambis merianae)

Características = Lagarto que alcança de 1,20 a 1,40 m de comprimento, incluindo 60 cm de cauda . Os machos são maiores e mais largos do que as fêmeas. Além de apresentarem uma papada maior do que das fêmeas. Cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos. Língua cor-de-rosa, comprida e bífida. Cauda longa e arredondada. Coloração geral negra, com manchas amareladas ou brancas sobre a cabeça e membros. Região gular e face ventral brancas, adornadas de manchas negras. Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais.
Habitat = Florestas, cerrados e caatinga perto d'água.
Ocorrência = Do sul do Amazonas ao norte da Argentina.
Hábitos = Diurnos e terrestres. Vive no chão e se abriga em tocas cavadas na terra.
teiu
Alimentação = onívoro (insetos, pequenos vertebrados, inclusive peixes, ovos, frutos e animais mortos).
Reprodução = chegam a maturidade sexual aos 3 anos de vida. Ovíparos. Desova entre 30 e 36 ovos por postura, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação.
Ameaças = caça e destruição do habitat.