Quanto tempo vive um mini coelho?
A média é de 6 a 8 anos, podendo ultrapassar.
O coelho tem cheiro forte?
O coelho não, o que tem cheiro forte é a urina, mas hoje existem produtos que neutralizam o cheiro, podendo esses animais ficarem dentro de casa ou apartamento sem problemas.
Qual a diferença entre mini coelho e o coelho comum?
Os mini coelhos, além da diferença de peso, pelagem e tamanho, são mais inteligentes, interativos e apegados ao dono.
O coelho aprende a fazer as necessidades em um lugar só?
Após 3 meses, ele terá a tendência de procurar um canto da gaiola para suas necessidades e se você soltá-lo para passear, deixe a gaiola aberta que ele poderá procurá-la. Para evitar que seu coelho suje onde você não quer, passe vinagre de maçã diluído no chão, e o canto onde ele pode sujar você não passa o vinagre. Isso ajuda a delimitar o espaço, pois os coelhos tem a tendência de sujar onde já esta sujo, e manter limpo onde já está limpo. Mas lembre-se, isso acontece naturalmente ao coelho após 3 meses, enquanto ele é filhote novinho, você terá que ter paciência.
O coelho pode comer qualquer verdura?
Não, somente verduras escuras, como couve, almeirão e espinafre. Nunca ofereça alface ou tomate ao seu coelho, pois causa diarréia.
O coelho come qualquer ração?
Comer ele come, mas não deve, pois existem muitas rações que são para engorda seguido de abate, o que não é o caso dos nossos mini coelhos. Conforme pesquisas, sugerimos que uma dieta equilibrada deve conter uma quantidade de fibras maior que 18%, proteína entre 12 e 16%, gordura entre 1 e 4%, cálcio variando de 0,6 a 1%, fósforo de 0,4 a 0,8%, vitamina A entre 10000 e 18000 UI/Kg, vitamina D de 800 a 1200UI/Kg, vitamina E entre 40 e 70mg/Kg, e traços de magnésio 0,3%, zinco 0,5%, e potássio entre 0,6 a 0,7%. Esta é uma dieta sugerida pelos melhores livros, o que não quer dizer que as rações que apresentem pequenas variações não sejam boas rações. Observe que não tenha um conteúdo excessivamente gorduroso.
O coelho pode viver sozinho ou precisa de um companheiro?
Após adulto, os coelhos precisam ser mantidos sozinhos em gaiolas separadas, para evitar brigas e cruzamentos constantes, então, se você for uma boa companhia pra ele, ele não precisa de outros companheiros.
O coelho convive com ou outros animais?
Sim, mas você precisa ficar atento com os cachorros e gatos, pois o coelho pode despertar neles o instinto de caça, nunca descuide do seu coelho, os cães e gatos na sua frente podem parecer sociáveis, mas nunca se sabe quando viramos as costas.
O coelho toma banho?
Não. O coelho faz sua própria higiene. Não aconselhamos banho, pois a umidade nos pêlos pode gerar fungos. Ao se lamber, o coelho ingere pêlos, o que pode gerar bolas de pêlo no estômago. Para expelir essas bolas, ofereça sempre alimento fibroso como alfafa ao seu coelhinho.
O coelho solta pêlos?
Na fase de troca sim, que acontece mais ou menos a cada 3 meses. O coelho perde uma pequena quantidade de pêlos e essa troca pode durar desde alguns dias até 2 semanas. Escove-o com mais frequencia durante as trocas de pêlo. Se seu coelho soltar muitos pêlos, de forma constante, o problema pode ser outro, inclusive estresse.
Posso segurar ou pegar meu coelho pelas orelhas?
Não, as orelhas são muito delicadas, com muitas veias e vasos capilares, segurar o coelho pelas orelhas causa dor e não é correto.
Posso cortar as unhas do meu coelhinho?
As unhas do coelho podem ser cortadas, mas é preciso cuidado, pois existem duas áreas que dividem a unha do coelho, a zona esbranquiçada e a zona de capilares, mais avermelhada. É fácil fazer essa distinção colocando a patinha contra a luz. Deve-se respeitar a zona de capilares para que não haja sangramento e cortar na zona esbranquiçada, de acordo com a forma da unha, corte inclinado. A primeira vez recomenda-se que um profissional faça isso, e depois que aprender você pode fazer com tranquilidade.
O coelho pega pulgas ou piolhos?
Sim, tome cuidado mantendo sempre limpas as instalações. Se isso acontecer, fale com um veterinário de animais silvestres.
Como posso saber se meu coelho esta doente?
Observe se ele apresenta alguns dos sintomas abaixo. Se positivo, procure um veterinário especializado em animais silvestres.
Lembre-se, a responsabilidade de medicar é do veterinário.
· Perda de peso, de apetite e sede;
· Queda de pêlos;
· Abscessos, feridas, manchas e/ou inflamações;
· Cabeça inclinada ou torcida;
· Fezes moles ou diarréia;
· Respiração pesada, agitada, com chiado, tosse e espirros;
· Nariz molhado, sujo e/ou pegajoso;
· Olhos lacrimejantes ou fechados;
· Danos nos órgãos genitais;
· Nariz deformado;
· Ausência de fezes;
· Coceira forte nas patas, parte inferior;
· Orelhas volumosas;
· Tontura, tremor ou espasmos;
· Presença de pulgas, piolhos ou carrapatos;
· Hemorragia;
· Alteração nos dentes;
· Barriga inchada;